Conheça o Balneário Estivado em Bom Jardim, Nobres

A sua busca por um passeio relaxante, divertido e em contato direto com a natureza acabou: o Balneário Estivado deve ser sua próxima parada!

Esse passeio oferece a experiência da flutuação, comida caseira, contato com macacos e peixes, tudo em um só lugar. É, ainda, um atrativo ideal para compartilhar com amigos e também família. Além disso, está pertíssimo de Nobres- MT.

Então, neste artigo vamos ver se esse passeio compensa ser feito ou não.

Preparados?

Balneário Estivado, o ponto turístico

O Balneário Estivado é uma espécie de recanto, formado por um quiosque/bar com deliciosas comidas, restaurante e a atração principal: a lagoa de água cristalina e repleta de peixes, à sua espera para um banho.

Além disso, conta com a companhia de simpáticos macacos durante sua visita. Com a natureza do local, é possível que você desfrute de um tempo de paz e tranquilidade enquanto divide o lago com os peixinhos e saboreia deliciosos petiscos e bebidas do bar.

Além disso, a lagoa de água límpida tem aproximadamente um metro de fundura, um passeio seguro para crianças e os crescidos.

Caminho até o balneário

Estando em Nobres, no Mato Grosso, esse passeio está mais perto do que você imagina.

O Balneário Estivado fica na MT-241, que atravessa o Rio Cuiabá, em Bom Jardim, uma vila pertencente a Nobres. Dessa forma, partindo da cidade, seu trajeto levará cerca de 55 minutos, já que o estivado está há 66 km de distância da cidade.

Contudo, partindo da Vila, o passeio fica a menos de 1 km.

Inclusive, para chegar ao lugar não necessita que você utilize carros alto, ou preparados, porque não tem trilhas de terra nem terrenos difíceis de se atravessar para chegar no local.

Principais atrações do Balneário Estivado

Chegando ao Balneário, você vai se surpreender com a simplicidade e beleza do local.

O pequeno lugar é composto por um barzinho, um restaurante e a piscina natural e igualmente com banheiros.

Além disso, os peixes e os macacos atraem todos os visitantes.

Barzinho

O bar do local serve deliciosos petiscos e bebidas.

É bem aberto e arejado, construído em madeira e com o teto de palhas o que o torna aconchegante e convidativo. Contudo, com poucas mesas. Sendo assim, escolha uma mesa para você e desfrute da beleza do local.

Restaurante

Como o local é pequeno, o restaurante também não tem aporte para tantas pessoas.

Porém, serve uma deliciosa comida caseira e regional no almoço. No entanto, para isso, é necessário fazer sua reserva antecipadamente.

A grande atração: piscina natural em Balneário Estivado

Extremamente convidativa para um banho, as águas cristalinas da lagoa têm uma temperatura deliciosa e a profundidade ideal para realizar flutuação.

Nas águas, é possível encontrar vários tipos de peixes, como:

  • Piraputangas;
  • Dourados;
  • Piaus;
  • Pacu;

Os peixes são tranquilos e podem até acompanhar você enquanto nada.

Além disso, adquirindo ração, você poderá alimentá-los e visualizá-los bem de perto. Essa é, com certeza, uma ótima atividade para chamar os pequenos para fazer e intercalar entre o banho e as brincadeiras.

Mais uma atração: os macacos

Chegando ao passeio, você imediatamente começa a ver os macaquinhos.

Caso você esteja com crianças, elas adorarão chamá-los para perto apenas gritando “Chico”.

Esses animaizinhos são super dóceis, contudo, bastante interessados em pertences diferentes. Por isso, durante seu turismo pelo balneário, guarde seus objetos em bolsas e mochilas com zíperes e mantenha-os próximos a você.

Mesmo que a maior parte dos macacos sejam prego, você poderá encontrar alguns bugios. Mas é tudo questão de sorte, afinal, os pregos são muito mais participativos.

Ingressos para as águas cristalinas de Balneário Estivado

As entradas para o Balneário Estivado são através de um voucher comprado com uma agência de turismo. Visto que o trajeto para o local é fácil de encontrar, e os atrativos se mostram sozinhos no estivado, não existe a necessidade de contratação de guia.

Valores e funcionamento

O local está aberto de terça a domingo.

Horário: 9:00 – 17:00 horas.

Os valores variam de R$10 a R$25, de acordo com a agência de turismo em que a entrada será comprada. Igualmente, é importante buscar informações sobre as entradas para os menores de 10 anos, pois na maioria das agências elas pagam meia.

Não existe restrição de idade para aproveitar o atrativo.

O que está incluso nos ingressos?

Os tickets garantem:

  • Entrada;
  • Banho no lago com os peixes;
  • Encontro com macaquinhos.

O estacionamento é gratuito.

É importante estar sempre com dinheiro para os gastos com o bar e almoço. E, claro, para comprar a ração e dar aos peixes. Os pagamentos podem ser realizados por cartão, contudo, por estar em área afastada, pode-se ter problemas com o sinal.

Dicas para aproveitar melhor o Balneário Estivado

Conhecer o Balneário Estivado é um desses passeios inesquecíveis e acessíveis, por isso, estar preparado te ajudará a curtir muito melhor. O passeio é extremamente propício para realizar flutuação, por isso, levar óculos de mergulho e capas que protegem seu celular vai agregar valor à sua experiência e à dos pequenos.

É quase impossível não se deliciar na água repleta de piraputangas da piscina natural, então, leve toalhas e trocas de roupa. Além disso, ir mais cedo ao passeio garante um momento bem confortável e quase solitário.

Os óculos escuros são super bem-vindos, tanto para ajudar com o sol quanto para as fotos incríveis que vão registrar essa aventura.

Um lembrete muito importante é a proibição em utilizar filtro solar e repelentes, pois isso por interferir na água e na segurança dos animais em estivado.

Apenas por segurança, confirme em seu cartão de vacinas sobre a dose de febre-amarela, afinal, os macaquinhos estão por perto.

Então, compensa visitar o Balneário Estivado?

Como você pôde ver, a visita é simples, porém inesquecível.

Contudo, para um público específico: aqueles que querem desfrutar da natureza próximo de Bom Jardim (Nobres) com tranquilidade.

Esse é seu perfil de viagem? Então siga a MT-241 e se prepare para a água deliciosa do rio.

Para que não restem dúvidas, vamos a alguns prós e contras do passeio.

Pontos negativos:

  • Pode não ser considerado por muitos, mas a necessidade de levar dinheiro vivo e reservar o almoço antecipadamente faz com que a visita seja aproveitada com mais tranquilidade.
  • Inegavelmente, o local poderá ficar com a lotação um pouco maior em feriados. Isso, no entanto, não é surpresa, já que todos querem conhecer o local.
  • Da mesma forma, seu lanche pode ser furtado por um pequeno primata, porém, se prestar bastante atenção, isso não vai acontecer.

Pontos positivos

  • Se você estiver em Nobres ou passando por lá, esse é um passeio que vale a parada, afinal, está há menos de 1 hora de distância.
  • Caso você esteja em Bom Jardim, há ainda mais motivos para visitar, pois, o trajeto de carro até o Balneário Estivado levará menos de 5 minutos.
  • Os valores de entrada são bem acessíveis para uma atração que permite as experiências que citamos.
  • E, ainda, não há a necessidade de guia turístico, o que ajuda ainda mais a economizar.

Outros passeios em Nobres, Bom Jardim

Agora que você já conhece o Balneário Estivado, podemos expandir seu roteiro por Bom Jardim. Então, vamos conhecer mais atrações nas proximidades de Nobres.

Mirante Cerrado

Ideal para aqueles que querem curtir uma piscina com borda infinita e contemplar o pôr do sol do Mato Grosso, além de realizar atividades como tirolesa.

Aquário Encantado

Está localizado a 12 km da Vila de Bom Jardim em Nobres, e a atração principal é a observação dos peixes e o fundo do Rio Salobra, chamado Aquário Encantado. A água é de um azul inimaginável.

Lagoa das Araras

Passeio perfeito para realizar ao final do dia em Nobres. A beleza dessa experiência está em observar o voo das araras e outras aves sobre a lagoa enquanto o sol se põe. De tirar o fôlego.

Serra Azul

Fica a quarenta minutos de Bom Jardim, Nobres, ou seja, bem pertinho. A cachoeira tem uma queda de 40 metros e um poço de seis metros de profundidade. A coloração é o que mais impressiona: azul e cristalino. Junto à visita da cachoeira, também há a opção de realizar a tirolesa. Necessita guia.

E então, visitar o Balneário Estivado vale mesmo a pena?

Com certeza, até aqui você já ouviu argumentos o suficiente para realizar esse roteiro.

Mas, caso você esteja por Nobres, não existe motivo para não conhecer esse passeio, afinal de contas, ele fica bem próximo.

Relaxar e descansar da correria do cotidiano é sempre um objetivo em viagens, e isso a visita ao lago com certeza oferecerá.

Aproveitando para chegar cedo ao lugar, você poderá aproveitar um dia inteiro de reclusão e imersão na natureza.

Então, basta apenas comprar seu ticket para o Balneário Estivado e boa viagem!

Continue aproveitando o conteúdo de Mala Pronta Nobres para que sua viagem seja incrível!